-
Arquitetos: KIRI Architects
- Área: 58 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Anna Nagai
-
Fabricantes: AutoDesk, Catalano, FUJIOH, HARMAN, Paffoni
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma generosa mesa de jantar para compartilhar com nossos amigos e familiares. Uma estante de livros fazendo a vez de parede e separando a área de escritório da sala de estar. Uma área molhada unificada e centralizada. Um quarto espaçoso e reservado para uma boa noite de sono. Tais momentos são exatamente o que desejamos quando pensamos em uma casa confortável e agradável de se morar. Neste caso, porém, esta série de espaços de vida foram minuciosamente encaixados dentro de um espaço só: o apartamento ROOM 403.
Rompendo com a rigidez de sua estrutura e criando uma infinidade de espaços intersticiais, a bancada da cozinha e a mesa da sala de jantar foram desenhadas de forma oblíqua às paredes deste apartamento monoambiente, proporcionando a sensação de maior profundidade, apesar de sua área restrita para tantos programas. Desta forma, ao adentrar este espaço compacto e integrado, vislumbramos uma infinidade de relações espaciais e espaços que se diluem para fora do apartamento através de suas amplas e generosas aberturas.
De forma complementar a este espaço bastante contido, os móveis são livres e soltos, estruturas flexíveis capazes de definir espaços e relações intersticiais, contribuindo para uma experiência espacial única. É como se não houvesse diferença entre as superfícies fixas das parede e fluídas dos móveis, como se este fosse um espaço feito de luz e ar e que portanto, parece sempre maior do que realmente é.